Autor: Gabrielle Paiva - Projeto Amigos da Jubarte
O Projeto Amigos da Jubarte, que teve início nas águas capixabas, está ganhando novos horizontes e expandindo o monitoramento do turismo de cetáceos para os estados vizinhos do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. Seu compromisso crescente com a preservação das baleias-jubarte, da pesquisa científica e do turismo sustentável, já vem sendo reconhecido e o projeto começou a multiplicar seus esforços, por meio de parcerias importantes.
Vídeo: Luan Amaral
Em parceria com a Prefeitura de Niterói, através da Neltur, foram realizadas diversas pesquisas nos últimos anos, para avaliar a viabilidade da implementação do turismo de observação de baleias na costa da cidade. Com o resultado positivo das pesquisas, o turismo pôde ser implementado e segue sendo monitorado pelo projeto.
Graças ao sucesso dessa colaboração, entre o Amigos da Jubarte e a prefeitura de Niterói, outros locais do estado do Rio de Janeiro demonstraram interesse pelo trabalho do projeto. Entretanto, a missão em Búzios e Ilha Grande é um pouco diferente, uma vez que o turismo em si já existe, mas de forma desordenada e com um pontencial prejudicial. O papel do projeto, nesses casos, tem sido de promover a capacitação teórica e prática para quem trabalha com o turismo de cetáceos, e de monitorar a realização desses embarques. As atividades nesses locais estão acontecendo graças as parcerias com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Búzios e o Grupo de Proteção Ambiental Kahfee da Ilha Grande.
Fotos: Beatriz Marins
Em Caravelas, na Bahia, o projeto conta com a agência Scuba Turismo, parceira que, apesar de décadas de experiência no mercado do turismo, agora também é monitorada pelo projeto e tem acesso à toda informação necessária para que tudo seja realizado de maneira segura e responsável, tanto para os turistas quanto para os animais.
Essa expansão, retrata o compromisso com a excelência, nas ações realizadas pelo projeto. Todo o trabalho realizado, desde a pesquisa até a divulgação, feito sempre com muita responsabilidade pelos pesquisadores, vem ultrapassando fronteiras e trazendo reconhecimento de diversos lugares.
Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:
Instagram: @amigosdajubarte
Facebook: Amigos da Jubarte
Youtube: Amigos da Jubarte
Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:
Instagram: @golfinhosdobrasil
Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!
--
Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2023, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com
Commentaires