top of page

Projeto Amigos da Jubarte promove em parceria com Banestes ação de limpeza e retira 20 quilos de microplásticos da Praia de Camburi

Autor: Arthur Brisson - Projeto Amigos da Jubarte


No último sábado (25), em celebração ao mês da família, o Projeto Amigos da Jubarte em parceria com o Banestes, através do Time Cuidar, realizou uma Ação Coletiva em Prol da Vida Marinha na Praia de Camburi, com foco na limpeza do microplástico das areias da orla.


O evento contou com o apoio de voluntários, moradores próximos e colaboradores do banco Banestes. Com o uso de luvas e sacolas, os grupos se dividiram para recolher toda forma de lixo que estava na praia. Logo após, a Limpeza Pública realizada pela Central de Serviços da Prefeitura de Vitória, fez a destinação correta de todo o plástico recolhido.





O evento promoveu uma palestra de Educação Ambiental para todos que estavam presentes, dando foco total na importância da retirada do microplástico e como ele pode influenciar negativamente na saúde da vida marinha. “Grande parte dos animais já estão contaminados com esse material e é um problema que pode afetar a saúde humana. Acaba vindo para os seres humanos através da alimentação de pescados, trazendo muitas doenças. Por isso, a atividade de limpeza é muito importante para realizar a coleta de objetos menores que geralmente não são recolhidos naturalmente”, afirma o oceanógrafo Luan Amaral.


O profissional ainda relata que essas partículas são prejudiciais ao meio ambiente de várias maneiras. Nos ecossistemas aquáticos, os microplásticos podem absorver poluentes tóxicos e serem ingeridos por animais marinhos, causando bloqueios digestivos e morte. 





Durante a limpeza, foram retirados da areia 20 quilos de microplásticos, além de escovas de dente, cascas de bala, canetas, perfurantes e até mesmo uma dentadura. A redução do uso de plásticos descartáveis, a melhoria da gestão de resíduos e a conscientização pública são essenciais para mitigar os impactos no meio ambiente.


Ao final do evento, todos se reuniram em um momento simbólico ao redor das caixas de lixo recolhidas, para celebrar mais uma conquista e servir de inspiração para os voluntários presentes conscientizarem outras pessoas a praticarem a conservação nas praias.






Compartilhe essa matéria com seus amigos!



Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:


Instagram: @amigosdajubarte 




Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!

9 views

Commentaires


bottom of page