Amigos-da-Jubarte_Salto-Baleia-Jubarte.j

A Baleia-Jubarte

MEGAPTERA NOVAEANGLIAE

O nome científico da baleia-jubarte é “Megaptera novaeangliae”, que significa “grandes asas” + “Nova Inglaterra” (local onde a espécie foi descrita pela primeira vez).

 

As nadadeiras peitorais das baleias-jubarte podem atingir até 1/3 do seu comprimento total. Quem presencia o salto de uma jubarte realmente tem a impressão de que elas estão tentando voar com suas "grandes asas". A expectativa de vida de uma baleia-jubarte é de, em média, 60 anos.

brush_strokes_jubarte-OK2.png

Morfologia

Morfologia_Baleia-Jubarte_Infografico.jp
Pele_Baleia-Jubarte.jpg

PELE

Abaixo da epiderme, há uma espessa camada de gordura que serve como isolamento térmico e reserva de energia.

Nadadeira-Dorsal_Baleia-Jubarte.jpg

NADADEIRA DORSAL

Arredondada ou em formato de foice.

BORRIFO

Arredondada ou em formato de foice.

Orifício-Respiratorio_Baleia-Jubarte.jpg

ORIFÍCIO RESPIRATÓRIO

2 narinas tempo de respiração (21 minutos).

Pregas-Ventrais_Baleia-Jubarte.jpg

SULCOS VENTRAIS

A estrutura - que possui de 14 a 35 pregas que vão ao abdômen expande e contrai durante a alimentação.

Cauda_Baleia-Jubarte.jpg

NADADEIRA CAUDAL

Responsável pelo deslocamento e impulso durante os saltos e nado.

Nadadeira-Peitoral_Baleia-Jubarte.jpg

NADADEIRA PEITORAL

Com 5 metros de comprimento, serve para direcionar e auxiliar a manutenção do equilíbrio.

OUVIDO

Pequeno orifício a 30 cm do olho.

Caraca_Baleia-Jubarte.jpg

CRACA

Organismo marinho que cresce sobre a pele das baleias.

Olho_Baleia-Jubarte.jpg

OLHO

Tem uma ótima visão dentro e fora d'água.

brush_strokes_jubarte-OK2.png

Migração

A baleia-jubarte é uma espécie cosmopolita, ou seja, habita todos os oceanos.  Todos os anos as espécies de baleias-jubarte realizam migrações anuais e utilizam a mesma rota para cumprir dois ciclos importantes em sua jornada: Ciclo de reprodução e ciclo de alimentação.

 

Durante o verão, as jubartes migram para as proximidades das Ilhas Sandwich e Geórgia do Sul, nos arredores da Antártida, onde realizam seu ciclo de alimentação onde comem pequenos peixes e principalmente krill, conjunto de crustáceos semelhantes ao camarão. No outono, depois de alimentadas e fugindo do clima severo, elas iniciam a incrível jornada de aproximadamente 4 mil km de volta às águas brasileiras.

No Brasil, as baleias se concentram principalmente na região do "Banco dos Abrolhos", localizado entre o Espírito Santo e a Bahia. Durante todo esse tempo, elas não se alimentam com exceção das baleias-jubarte recém nascidas que ingerem diariamente 100 litros do rico gorduroso leite de suas mamães.

 

As baleias-jubarte permanecem por volta de sete meses nas águas brasileiras, entre maio e novembro, tempo que envolve o período reprodutivo, comportamento de acasalamento, nascimento dos filhotes, amamentação, além dos primeiros ensinamentos. 

 

A gestação das baleias-jubarte dura aproximadamente 11 meses. Os bebês Jubartes nascem pesando aproximadamente uma tonelada e medem cerca de 4 metros de comprimento, e após o nascimento eles passam até 1 ano alimentando-se de 100 litros de leite (composto por até 70% de gordura) por dia.

 

Após sua estadia nas águas quentes e calmas do sudeste e nordeste brasileiro, as baleias-jubarte retornam à Antártida, para recomeçar seu ciclo de alimentação.

Ciclo-da-vida-Baleia-Jubarte.png
Alimentacao-Baleia-Jubarte.png
brush_strokes_jubarte-OK2.png

Método de Caça

O método mais usado é chamado “rede de bolhas”. Essa rede é formada quando uma ou mais baleias se posicionam abaixo do cardume de Krill (seu principal alimento) ou pequenos peixes, soltando bolhas de ar que formam uma espécie de barreira, impedindo o escape do cardume e facilitando sua captura.

 

Seu próximo passo é abocanhar a maior quantidade possível de krill, que vem junto com a água. Logo em seguida, ela devolve o excesso de água ao mar usando as cerdas bucais, também chamadas de barbatanas (uma série de placas de queratina em sua boca), engolindo apenas os pequenos camarões. 

Na época reprodutiva, quando estão na costa brasileira, elas geralmente não se alimentam.

brush_strokes_jubarte-OK2.png

O Canto

As baleias-jubartes são conhecidas como grandes cantoras. Os machos “cantam” usando sons de diferentes frequências e amplitudes para se comunicar, chamar a atenção das fêmeas e demonstrar força. Esse comportamento pode ser observado nas águas rasas e quentes da costa brasileira.

O-canto-da-baleia-jubarte.png
Blue-Wave.png
BRUSH-branca.png

Comportamentos Habituais

Amigos-da-Jubarte_Salto-Baleia-Jubarte.j

Salto

O salto das baleias-jubarte é um dos comportamentos que mais chamam a atenção das pessoas devido a sua beleza e magnitude. Em segundos, a baleia-jubarte consegue saltar e sair quase que completamente d'água, mais precisamente ⅓ de todo o seu corpo que pesa em média, um adulto, cerca de trinta toneladas.

Batida-de-nadadeira-peitoral_Baleia-Juba

Batida de nadadeira peitoral

Comportamento onde a baleia vira seu corpo em 90º e, com a nadadeira que ficou fora da água, ela bate na água lateralmente.

JubarteLAB_estagio_02_edited.jpg

Salto de caudal "rabo de arraia"

Comportamento onde a baleia joga sua cauda para fora da água.

Exposicao-de-caudal-no-mergulho_Baleia-J

Exposição de caudal no mergulho

Movimento que a baleia-jubarte faz ao mergulhar, onde ele expõe rapidamente a sua caudal. Com esse movimento é possível identificar o padrão de pigmentação da nadadeira caudal.

Batida-de-cabeca_Baleia-Jubarte.jpg

Batida de cabeça

Esse é um comportamento onde a baleia-jubarte impulsiona a parte dianteira para fora da água horizontalmente e acaba por chocar a parte inferior da sua cabeça na água.

Repouso_Baleia-Jubarte.jpg

Repouso

Nesse comportamento, a baleia-jubarte fica imóvel dentro da água dando a impressão de que ela está realmente repousada.

Espiada_Baleia-Jubarte.jpg

Espiada "Spyhop"

Nesse comportamento, a baleia-jubarte coloca a cabeça para o lado de fora da água verticalmente até passar um pouco mais da altura do olho, dando a entender que a baleia coloca o olho do lado de fora da água para "espiar" o que está na superfície.

Comportamentos-Sociais-Baleia-Jubarte_Adultos.jpg

Borrifo

Esse é um comportamento onde a baleia sobe até a superfície e libera um borrifo de água condensada e suga o ar novamente por meio das suas duas narinas localizadas na região superior de sua cabeça.

Batida-de-nadadeira-caudal_Baleia-Jubart

Batida de nadadeira caudal

Comportamento onde a baleia-jubarte diversas vezes bate com sua nadadeira caudal contra a água.

Caudal-parada_Baleia-Jubarte.jpg

Caudal parada

Nesse movimento a baleia-jubarte posiciona a sua caudal para fora da água por um certo período de tempo. Esse comportamento permite a fácil captura fotográfica do padrão de pigmentação contido na caudal da baleia-jubarte.

Aqueamento_Baleia-Jubarte.jpg

Arqueamento

Movimento onde a baleia-jubarte mergulha expondo a nadadeira dorsal para fora da água.

BRUSH-branca.png

Comportamentos Sociais

Comportamentos-Sociais-Baleia-Jubarte_Ad

Adultos (solitários, duplas ou trios)

Composição de baleias-jubarte adultas onde se encontram sozinhas, em duplas ou até mesmo em trios. Dependendo da situação, essa composição pode ser classificada como grupo competitivo.

Comportamento_Baleia-Jubarte_Gropo-compe

Grupos de acasalamento

Composição onde se encontra pelo menos mais de 2 baleias macho disputando a atenção de uma baleia-jubarte fêmea. Nessas composições é possível observar até um grupo de vinte baleias-jubarte na época de acasalamento entre os meses de maio e novembro.

Amigos-da-Jubarte_Mae-com-Filhote.jpg

Fêmea com filhote

Composição onde se encontra uma mãe com seu filhote. As mamães Jubartes são as responsáveis, além da alimentação, de ensinar os filhotes a como respirar, caçar entre outros comportamentos mais comuns como salto, batida de nadadeira, batida de caudal e "rabo de arraia".

Comportamentos-Sociais-Baleia-Jubarte_Ju

Filhote juvenil

Composição onde é possível observar uma baleia-jubarte de médio porte que se encontra sozinha, sendo enquadrada como juvenil. Normalmente essas baleias apresentam um comportamento bem agitado, realizando muitos movimentos aéreos.

Comportamentos-Sociais-Baleia-Jubarte_Fe

Fêmea com filhote e acompanhante

Composição onde há um mãe com seu filhote sendo acompanhado de um terceiro, esse podendo ser fêmea ou macho que possui a tarefa de servir como proteção de possíveis predadores como orcas. Este terceiro indivíduo normalmente é macho e conhecido como "escorte".

Identificacao-das-baleias-jubarte.jpg

IDENTIFICAÇÃO INDIVIDUAL DAS BALEIAS-JUBARTES

A baleia-jubarte é identificada pelo padrão de pigmentação (manchas pretas e brancas) que existe na sua nadadeira caudal, que varia em cada indivíduo, servindo como uma identificação individual, semelhante às digitais dos seres humanos.

Sua nadadeira caudal pode atingir 5,5 metros de largura, é serrilhada e pontiaguda nas pontas. Para que cada baleia seja comparada com os registros no banco de dados do projeto, deve ser feita uma fotografia da parte ventral de cada baleia avistada nas expedições quando ela faz a exposição da cauda para fora da água.

Identificacao-Caudal-baleias-jubarte.jpg

De acordo com o Guia Dos Padrões De Nadadeiras Caudais, os padrões 1A e 1B possui 95% de branco, o padrão 2 possui 75% de branco, o padrão 3 possui 50% de branco, o padrão 4 possui 25% de branco e o padrão 5 possui apena 5% de branco.