Amigos-da-Jubarte_capacitacao-tecnica.jp

Capacitações Técnicas

CAPACITAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PARA TODOS OS ENVOLVIDOS COM O TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS E FUTUROS PESQUISADORES DA ÁREA.

O Jubarte.Lab, além de estudar a ecologia animal, também realiza as capacitações de todos os envolvidos com o turismo de observação de baleias (agências de turismo e mestres de embarcações), e futuros pesquisadores da área (estudantes de biologia, oceanografia e áreas afins). 


É importante lembrar que para realizar a observação de baleias e acompanhar a exibição natural das jubartes, as operadoras de turismo e os prestadores de serviço devem estar adequados às normas de segurança e à legislação de proteção aos cetáceos. Orientações como a não aproximação a menos 100 metros do indivíduo, ou a menos de 200 metros da baleia se estiver com filhote, e a não investigação por mais de 30 minutos da mesma jubarte são importantes regras para não estressar os animais. A atividade de observação de baleias é mais efetiva quando a tripulação da embarcação conta com técnicos capacitados, com experiência e conhecimento, resultando na não interferência comportamental dos grandes cetáceos.

Distancia_Observacao_de_Baleias.jpg

Capacitação Técnica para Profissionais Marítimos e Operadores Turísticos sobre a Observação de Baleias em Vitória-ES

Blue-Wave.png
Blue-Wave_edited.png
Blue-Wave.png
Blue-Wave_edited.png

As capacitações teóricas e práticas sobre a observação de baleias são promovidas todos os anos para um público formado por profissionais marítimos e operadores turísticos capixabas. 


As capacitações contam com participantes que puderam presenciar momentos mágicos. A cada treinamento, os profissionais ganham mais experiência e confiança para realizar a observação de baleias no Espírito Santo de forma responsável e sustentável.