Turismo-de-Observacao_Amigos-da-Jubarte.

Turismo de

Observação de Baleias

O TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS CONSTITUI UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA SENSIBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO.

O turismo de observação de baleias constitui uma importante ferramenta na sensibilização da população. É o conhecimento, admiração e empatia da sociedade por essa espécie que garantirá sua preservação e afastará as chances de retorno de sua caça comercial em muitos países. 


A observação de baleias vem crescendo no mundo inteiro, sendo realizada em mais de 100 países e gerando uma receita anual de quase 2,5 bilhões de dólares


No turismo, o projeto realiza a capacitação das agências e dos mestres de embarcação que desejam realizar a observação natural de baleias de forma segura, respeitando as normas de avistamento. 

Observá-las traz reconhecidamente uma série de benefícios, entre os quais estão:

O desenvolvimento do turismo responsável ligado à conservação da espécie em seu ambiente natural.

O fomento da informação e educação ambiental com comunidades e turistas.

A coleta de dados científicos.

A sensibilização para o desenvolvimento sustentável.

A geração de renda e valores agregados para as comunidades locais.

O incentivo dos setores hoteleiro e turístico.

Ou seja, através do turismo de observação natural de baleias é possível gerar emprego e renda, impulsionando assim o desenvolvimento sustentável regional, assegurando a proteção das baleias-jubarte em águas nacionais.

Blue-Wave.png
Blue-Wave_edited.png
Blue-Wave.png
Blue-Wave_edited.png

Em 2017, o projeto criou, também, o site queroverbaleia.com, que serviu como a principal ponte entre os turistas e as agências de turismo capacitadas. 


As agências de turismo parceiras e expedições de pesquisa levam para ver baleias, todos os anos, centenas de visitantes, todas acompanhadas de pesquisadores ou técnicos responsáveis para que a avistagem ocorra de forma responsável. A satisfação reportada pelos visitantes é geral. As pessoas saem emocionadas das expedições após terem um encontro inesquecível com esses animais gigantes.