Baleia-de-lixo_maior.jpg

Sensibilização Ambiental

PARA QUE OCORRAM AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS NO MODO, A SOCIEDADE, PRIMEIRAMENTE, PRECISA SER SENSIBILIZADA PARA QUE POSSA QUERER A MUDANÇA.

O Projeto Amigos da Jubarte acredita que para que ocorra as mudanças necessárias do modo que a sociedade se porta diante do meio ambiente em sua volta, elas precisam, primeiramente, serem sensibilizadas para que possam querer a mudança. As atividades de sensibilização buscam transformar a vida das pessoas que entram em contato com alguma ação do projeto.

 

Antes de 2014, poucas pessoas no Espírito Santo sabiam da extensa presença das baleias no litoral capixaba. As jubartes eram associadas ao ambiente marinho baiano, devido à falta de informação referente a esses cetáceos em nosso litoral. Com os trabalhos iniciados em 2014 pelo projeto Amigos da Jubarte, intensificados após a criação do Jubarte.Lab com o apoio da Vale, dados e informações referentes começaram a ser difundidos para os capixabas via mídias sociais do projeto bem como matérias de mídias espontâneas (TV, rádios, jornais e revistas) provocadas pelos comunicadores dos Amigos da Jubarte. Todas as informações relevantes são “traduzidas” para uma linguagem acessível, transmitindo o conteúdo ambiental de forma sistemática e dinâmica para despertar a empatia da população junto à esses cetáceos, além de informar sobre os benefícios ambientais, socioeconômicos, científicos, educacionais e turísticos que a baleia-jubarte pode proporcionar a inúmeros municípios do litoral capixaba.

Turismo-de-Observacao_Amigos-da-Jubarte.

Turismo de Observação

Dark-Blue-Wave_edited.png

O turismo de observação de baleias constitui uma importante ferramenta na sensibilização da população, é o momento em que a pessoa fica pertinho da baleia-jubarte. É o conhecimento, admiração e empatia da sociedade por essa espécie que garantirá sua preservação e afastará as chances de retorno de sua caça comercial em muitos países.

Blue-Wave.png
Blue-Wave_edited.png
Blue-Wave.png
Blue-Wave_edited.png
Amigos-da-Jubarte-Fotos-e-Videos.jpg

Fotos & Vídeos

Dark-Blue-Wave_edited.png

Outra forma de fazer a sensibilização ambiental é através das fotos e vídeos que possuem, como objetivo implícito, a característica de mostrar como que conservar esses animais só trás benefícios para o ecossistema e que se não forem salvos, isso significará um verdadeiro descaso com esses ambientes tão ricos em biodiversidade.

Blue-Wave.png
Blue-Wave_edited.png
Blue-Wave.png
Blue-Wave_edited.png
Festival-da-Baleia_2019.jpg

Promoção de Eventos

Dark-Blue-Wave_edited.png

A promoção de eventos, como "O Festival da Baleia", o musical "Jubartinha", as oficinas de Web TV e Games, com parceria com a Molaa, e as frequentes palestras dadas por integrantes do Projeto Amigos da Jubarte configuram também como uma das estratégias do projeto de sensibilizar as pessoas sobre as questões relacionadas ao meio ambiente marinho e as baleias-jubarte capixabas.

Através dessas estratégias, conseguimos sensibilizar a população em prol da conservação e preservação da nossa baleia-jubarte e todo o ecossistema marinho.

Blue-Wave.png
Blue-Wave_edited.png
Blue-Wave.png
Blue-Wave_edited.png

Ferramentas da

Sensibilização Ambiental