Quero-ver-baleia.png

O Projeto Amigos da Jubarte criou em 2017 o site WWW.QUEROVERBALEIA.COM para tornar mais fácil o contato entre o público e as agências de turismo capacitadas e certificadas pelo projeto. Desde sua criação, a plataforma se mostrou fundamental para o desenvolvimento da atividade de observação de baleias no Espírito Santo - Brasil, se tornando uma referência virtual para os interessados na atividade, sendo responsável por intermediar e monitorar grande parte da atividade de passeios turísticos de observação de baleias realizados na região da Grande Vitória.

Blue-Wave.png
Blue-Wave_edited.png
Blue-Wave.png
Blue-Wave_edited.png
BRUSH-branca.png
BRUSH-branca.png

Temporada de Observação de Baleias

A temporada de observação de baleias no Espírito Santo acontece todos os anos entre junho a novembro. Antes do início da temporada, realizamos um curso de capacitação técnica para profissionais marítimos e operadoras de turismo sobre a observação de baleias em Vitória-ES. A preparação para a atividade de observação de baleias é importante para que as pessoas entendam que esse turismo é realizado com um animal peculiar em seu período mais sensível, o ciclo de reprodução. É fundamental entender sobre o comportamento desses animais, dos limites já previstos na legislação brasileira e saber respeitá-los.

brush_strokes_jubarte-OK2.png

Agências Certificadas

Sugerimos ao turista, que queira observar baleias no Espírito Santo, escolher uma das agências certificadas, pois estas, e seus operadores e mestres de embarcação, foram orientados, para desenvolverem a atividade de Observação de Baleias com segurança, tanto para os animais, quanto para os turistas. 


Além disso, pesquisadores do Jubarte.Lab acompanham todas as expedições para monitorar se a atividade está sendo executada de acordo com as recomendações da Portaria N° 117, de 26 de dezembro de 1996 (alterada pela Portaria N°24, de 8 de fevereiro de 2002), garantir que a aproximação aos animais seja responsável e garantir que os turistas recebam informações ecológicas a respeito da fauna marinha possível de ser avistada durante o passeio.

Amigos-da-Jubarte_voluntariado.jpg
brush_strokes_jubarte-OK2.png

Agência AVES

Desde 2018, o Projeto Amigos da Jubarte conta com a parceria da Agência AVES - Voando Alto, objetivando um impulsionamento do fluxo turístico e um maior controle sobre a atividade de observação de baleias no Espírito Santo. Essa parceria tem garantido 100% de avistamento de baleias nos passeios nos últimos anos, gerando um alto nível de satisfação dos participantes.

IMPORTANTE: TODAS AS EMBARCAÇÕES INDICADAS PELA PLATAFORMA QUEROVERALEIA.COM SEGUEM RIGOROSAMENTE AS NORMATIVAS (NORMAN 01) DA CAPITANIA DOS PORTOS DO ES, POSSUINDO TODOS OS ITENS DE SEGURANÇA NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO SEGURA DA ATIVIDADE E SEGUEM O PROTOCOLO DE SEGURANÇA SANITÁRIA. NÃO ACEITE FAZER O PASSEIO EM EMBARCAÇÕES NÃO HOMOLOGADAS PELOS ÓRGÃOS FISCALIZADORES OFICIAIS.

Pesquisa_JubarteLAB_02.jpg

Para garantir sua vaga, entre no site www.queroverbaleia.com, e siga as instruções.

Blue-Wave.png
Blue-Wave_edited.png
Blue-Wave.png
Blue-Wave_edited.png
BRUSH-branca.png

Saiba mais sobre os passeios

Desde a chegada no ponto de embarque, os participantes têm a oportunidade de contemplar a fauna costeira do Espírito Santo. No píer, é possível avistar grandes quantidades de aves costeiras. Ao passar pelo canal do Porto de Vitória, é possível ver o mosaico de cores da comunidade de Jesus de Nazaré, o Morro do Moreno e, para grande parte dos participantes, ter a experiência de navegar pela primeira vez por baixo da 3° ponte.

TerceiraPonte_Vitoria_ES.jpg
Tursimo-de-baleia_introducao.jpg

As palestras informativas acontecem nos primeiros 40 minutos do cruzeiro, pois os primeiros momentos são destinados para os participantes aproveitarem a observação dos pontos turísticos da Grande Vitória, de dentro da embarcação. Dentre os assuntos expostos estão o histórico e atuação do Projeto Amigos da Jubarte, informações sobre a plataforma de pesquisa Jubarte.Lab e o novo Projeto Golfinhos do Brasil. Em seguida, o porquê da conservação dos cetáceos para preservar os ecossistemas marinhos, além de explicar sobre informações biológicas e ecológicas desses organismos, e a importância do turismo de observação de cetáceos para preservação das espécies.

Próximo das regiões costeiras e também navegando em rumo a quebra da plataforma continental em busca das baleias-jubarte, diversas espécies de golfinhos são avistadas, normalmente se aproximam da embarcação e permanecem nadando ao lado do barco durante longos períodos, possibilitando que os participantes vejam de perto esses animais. Aves oceânicas também são avistadas durante os cruzeiros, como os Albatrozes e Atobás. Por final, as baleias-jubarte são avistadas, o primeiro sinal são os borrifos, seguidos de saltos, e outros comportamentos exclusivos das áreas de reprodução desses indivíduos. Após, em média, 7 horas de navegação, o passeio é finalizado retornando para o continente com o Mestre Álvaro à vista, a maior formação geológica do Espírito Santo.

Tursimo-de-baleia_01.jpg
Tursimo-de-baleia_02.jpg