Monitoramento-Audio_Amigos-da-Jubarte_03

Jubarte.LAB

PLATAFORMA CIENTÍFICA DO PROJETO AMIGOS DA JUBARTE

O Projeto Amigos da Jubarte criou a plataforma Jubarte.LAB com o objetivo de realizar pesquisa científica, desenvolvimento da educação ambiental, fomento da atividade turística e monitoramento da observação de baleias.

 

O estudo da conservação, a implementação da educação ambiental e a pesquisa da ecologia das baleias-jubarte foram iniciados para possibilitar o ordenamento integrado do desenvolvimento socioeconômico e educacional do uso não letal dos cetáceos no Espírito Santo, área de reocupação da população, potencial para o desenvolvimento da observação de baleias e sensibilização ambiental, sendo muito importante para a geração de conhecimento e definição de ferramentas para a gestão e monitoramento dessas atividades, buscando manter a sustentabilidade do ecoturismo com cetáceos e identificar interação com outras atividades humanas.

PESQUISA & MONITORAMENTO DE CETÁCEOS

DIFUSÃO CIENTÍFICA & PUBLICAÇÕES

MÉTODOS DE PESQUISA

CETÁCEOS DO ESPÍRITO SANTO

O conhecimento de toda biologia que envolve a baleia-jubarte é de suma importância para que possamos discutir e melhorar cada vez mais as estratégias de conservação da espécie. Tendo em vista que estudos mais profundos da presença de baleias na região de vitória e municípios adjacentes se iniciaram recentemente, a pesquisa do Jubarte.Lab está na fase inicial de coleta de dados de base sobre a ecologia de baleia-jubarte.

 

Com as expedições científicas realizadas, pôde ser evidenciado a presença das baleias-jubarte ao longo de todo o período reprodutivo, entre os meses de junho e novembro. Como resultado do trabalho desenvolvido pelo Jubarte.LAB no início do ano de 2018 foi apresentado o primeiro “Diagnóstico da Observação de Baleias e Atividades Desenvolvidas no Espírito Santo” e o almanaque ambiental “As Jubartes Capixabas”.