top of page

CONHEÇA O BYCATCH: Uma ameaça à biodiversidade

Texto: Ana Julia Vianna; Matéria completa: Gabrielle Paiva/ Projeto Amigos da Jubarte


A Captura Acidental ou "Bycatch" ocorre quando espécies que não são o alvo da pesca acabam sendo enredadas ou presas em apetrechos de pesca. Todos os anos, milhares de baleias, golfinhos, tartarugas, tubarões e aves marinhas são capturados dessa forma, muitas vezes de maneira fatal.



Estima-se que 40% de toda a pesca seja composta por animais não-alvos, ou seja, bycatch. Atualmente, a captura acidental é considerada a maior fonte de mortes de mamíferos marinhos associadas às ações humanas no mundo todo.  Essa problemática tem levado ao declínio populacional de várias espécies marinhas, algumas já listadas como ameaçadas de extinção. Um caso emblemático é o da Vaquita (Phocoena sinus), o menor cetáceo do mundo, cuja população é de aproximadamente 10 indivíduos.

Imagem: Reprodução


Além disso, animais enredados podem carregar redes de pesca presas ao corpo por quilômetros, tornando difícil sua locomoção, alimentação e consequentemente sua sobrevivência. Animais como baleias, golfinhos e tartarugas são organismos que respiram através dos pulmões, ou seja, precisam acessar a superfície para obter oxigênio. Portanto, quando ficam presos em redes submersas, acabam por se afogar.  


O impacto do bycatch não é prejudicial apenas para as milhares de espécies não alvo, mas também para toda a comunidade pesqueira. Afinal, cerca de 600 mil toneladas de redes de pesca estão nos oceanos, seja porque foram abandonadas ou perdidas. Essas redes se tornam as chamadas redes fantasmas, que em algum momento podem encontrar uma tartaruga ou um golfinho. 


Imagem: Reprodução: Mundo joga fora 40% do que pesca.


Segundo uma normativa de 2004 do Ministério do Meio Ambiente, é obrigatório o uso de TED 's - sigla em inglês para Dispositivo Excluidor de Tartaruga - por barcos de arrasto de camarão. Esses dispositivos são grades circulares de metal implantadas nas redes que possibilitam uma tartaruga de escapar, caso fique presa a essa rede. Outras normativas e dispositivos como esses precisam ser criados para que outras espécies tenham a chance de escapar de um destino trágico.  Veja como funciona o dispositivo TED.



E, visando toda essa problemática, em 2018 o VIVA Instituto Verde Azul criou o Dia Internacional PARE a Captura Acidental no dia 1º de dezembro. Desde então, diversos projetos em 4 diferentes países, incluindo o Brasil, usam dessa data para expor toda a problemática, sensibilizar a população e lutar por mudanças e ações políticas eficazes na proteção da vida marinha. 









Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:


Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:

 

Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!

 --

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2025, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 


O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal em parceria com a Vale, patrocínio do Banestes e apoio da UFES e da agência de turismo AVES.


Comentários


bottom of page