Projeto Amigos da Jubarte no Jornal Nacional

Autor: Ana Clara Mardegan - Projeto Amigos da Jubarte


A biodiversidade marinha capixaba marcou a edição do Jornal Nacional do último sábado (30). Na reportagem, o jornalista Mário Bonella descreve o trabalho de pesquisa do Projeto Amigos da Jubarte, responsável pelo monitoramento dos cetáceos que vivem e transitam pelo litoral da Grande Vitória.


Em destaque, conferimos a interação rara entre uma arraia-jamanta e uma baleia-minke-anã em imagens registradas pela equipe do Projeto Amigos da Jubarte. A iniciativa é uma co-realização entre o Instituto O Canal e o Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O monitoramento das espécies é realizado na modalidade aérea, por meio de drones, e na modalidade subaquática, com uso de microfones e equipamentos especiais. O trabalho é realizado desde 2014, mas este ano se estendeu para períodos alternativos, fora da temporada de observação de baleias no Espírito Santo.


O período entre junho e novembro é marcado pela visita das baleias-jubarte ao estado, que migram da Antártica até as águas tropicais do globo para se reproduzirem.

A produção de imagens é um dos grandes diferenciais do Projeto Amigos da Jubarte, focado na conservação das baleias e de outros seres do ambiente marinho. O desafio é conhecer a diversidade, localização, comportamento e ameaças a estas espécies, como a pesca ilegal, a poluição e a navegação.


Baleias, golfinhos, tubarões, arraias, peixes coloridos, tartarugas e aves são apenas algumas das espécies tipicamente encontradas no litoral capixaba, uma das regiões com maior biodiversidade do Brasil.


Confira a reportagem na íntegra:

https://globoplay.globo.com/v/10535087/


Compartilhe essa matéria com seus amigos!


Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:

Instagram: @amigosdajubarte

Facebook: Amigos da Jubarte

Youtube: Amigos da Jubarte


Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:

Instagram: @golfinhosdobrasil


Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2022, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.














38 views