top of page

Projeto "Tour Amigos da Jubarte" realiza turismo de observação de baleias com escolas da Serra

Autor: Anna Flavia Sacchetto - Projeto Amigos da Jubarte

O Instituto O Canal através do Projeto Amigos da Jubarte e o Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, Secretaria de Estado da Educação e Vale, realizaram o projeto “Tour Amigos da Jubarte”, iniciativa que uniu educação ambiental, difusão científica e inclusão social em 2022.


O Tour Amigos da Jubarte ressaltou a importância da conservação dos ecossistemas marinhos à professores, estudantes da rede pública e seus familiares, por meio de três etapas: Capacitação de Professores da rede municipal da Serra; imersão de Educação Ambiental nas escolas e excursão para ver baleias.



Capacitação de Professores

O Projeto Tour Amigos da Jubarte também realizou capacitação de professores com a temática “Jubarte: um Tesouro Capixaba'' para educadores da rede municipal da Serra . Realizada em maio a atividade foi ministrada de forma online em dois momentos: o primeiro momento consistiu em apresentar o Projeto Tour Amigos da Jubarte e os módulos de aprendizado oferecidos junto com o material de suporte para estudo.

No segundo momento, os participantes receberam uma tarefa de desenvolvimento de plano de aula com o tema. Assim, os professores puderam interagir com os colegas sobre as atividades propostas, além de tirar dúvidas sobre o material de estudo.


Educação Ambiental nas Escolas

No mês de agosto, a equipe do Tour Amigos da Jubarte esteve presente nas escolas contempladas, EMEF Aureníria Correa Pimentel, EMEF Serrana e EMEF Sonia Regina Gomes Rezende, realizando educação ambiental para o ensino fundamental II, acerca da importância da baleia-jubarte e de todo ecossistema marinho. Um total de 851 estudantes foram atendidos por meio desta atividade.


Excursões de Observação de Baleias

Por meio do concurso “Quero ver Baleia”, os alunos da rede pública usaram a criatividade para produzir artes e poemas visuais relacionados à temática. Os melhores 30 trabalhos apresentados foram premiados com excursões para observação de baleia em alto mar, com direito a um acompanhante da família. Educadores das escolas também tiveram seus lugares garantidos. No total, 75 pessoas participaram dos passeios.


Assim, nos dias 26 e 27 de setembro ocorreram os embarques dos estudantes da EMEF Aureníria Correa Pimentel e da EMEF Sônia Regina Gomes Rezende. No dia 13 de Outubro foi a vez da EMEF Serrana apreciar a beleza desses grandes animais e seus diversos comportamentos aéreos.


Os contemplados, definidos pela Secretaria de Estado da Educação (SEDU) em parceria com as escolas, puderam ver bem de perto e aprender mais sobre as baleias-jubarte e o ecossistema marinho em um passeio muito especial. O projeto transformou a vida de crianças, familiares e professores oferecendo informação de qualidade e uma experiência única e inesquecível!




Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:


Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:


Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2023, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal em parceria com a Vale, patrocínio do Banestes e apoio da UFES e da agência de turismo AVES.















bottom of page