top of page

Projeto Amigos da Jubarte realiza evento de capacitação e vivencia experiência inesquecível de avistamento de baleias e golfinhos

Autor: Arthur Brisson - Projeto Amigos da Jubarte


Foto: Bruna Rezende


No último dia 09 de junho, o Projeto Amigos da Jubarte proporcionou uma experiência única para os participantes de sua mais recente capacitação da cadeia produtiva do turismo de Niterói para observação de fauna marinha. O evento, que contou tanto com atividades teóricas quanto práticas, teve como objetivo informar e treinar os profissionais do setor de turismo sobre as normas de avistamento de cetáceos vigentes no Brasil.


Destinado a guias, agências e profissionais de turismo, mestres, comandantes, marinheiros, proprietários de embarcações, rede hoteleira, sócios de clubes náuticos e esportistas, a capacitação incluiu um cruzeiro que se tornou um marco para todos os envolvidos.


Às 9:00, durante a navegação, o grupo foi presenteado com a visão de três majestosas baleias-jubarte e cerca de 50 golfinhos-nariz-de-garrafa. Essas criaturas interagiram entre si e com a embarcação por mais de uma hora, inicialmente na Baía de Guanabara, seguindo por todo o litoral de Niterói-RJ até as Ilhas Maricá.



Foto: Bruna Rezende


Enquanto apreciavam essa interação única, os pesquisadores do Projeto Amigos da Jubarte/Jubarte.Lab aproveitaram a oportunidade para repassar aos representantes das agências de turismo e mestres de embarcação participantes as normativas referentes à legislação de proteção aos cetáceos vigente no Brasil. Enfatizaram a importância do cumprimento das boas práticas de navegação, orientadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), fundamentais para a segurança dos animais e dos turistas.


O evento é fruto de uma parceria iniciada em 2022, envolvendo a Prefeitura de Niterói, Neltur, SEBRAE-RJ e várias agências e entidades do setor. Essa colaboração tem se mostrado essencial para a capacitação, promoção, ordenamento e monitoramento do turismo sustentável de observação de fauna marinha na região.


Além do cruzeiro do dia 09 de junho, a equipe científica do Projeto Amigos da Jubarte realizou mais três cruzeiros na mesma semana, avistando baleias-jubarte em todas as ocasiões, totalizando 16 indivíduos. Também foram observados dois grupos de golfinhos-nariz-de-garrafa, golfinhos-pintado-do-atlântico, diversas espécies de aves marinhas e uma tartaruga-oliva. Com esses eventos, Niterói está se consolidando como um ponto de referência na rota de observação da vida marinha, demonstrando que a cidade está à frente na promoção de um turismo sustentável e responsável.


A experiência proporcionada pelo Projeto Amigos da Jubarte não só reforça a importância da capacitação e da aplicação de boas práticas na observação de cetáceos, mas também deixa uma marca indelével em todos que tiveram a sorte de vivenciar esse momento. O avistamento das baleias e golfinhos, acompanhado das orientações dos pesquisadores, certamente ficará registrado para sempre na memória dos participantes.


Foto: Sandro Firmino


Niterói, com sua rica biodiversidade marinha, mostra-se cada vez mais preparada para se firmar como um destino privilegiado para o turismo de observação de fauna marinha, contribuindo para a conservação dos oceanos e a conscientização ambiental.


Compartilhe com os amigos e familiares.


Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:


Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:

 


Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!


 --

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2023, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com

 

 


O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal em parceria com a Vale, patrocínio do Banestes e apoio da UFES e da agência de turismo AVES.


78 views

Comments


bottom of page