Como as mudanças climáticas afetam as rotas migratórias das baleias?
- Instituto O Canal
- Oct 7
- 3 min read
Autor: Rubi Conde / Projeto Amigos da Jubarte
Com o decorrer do tempo, nosso planeta experimenta temperaturas cada vez mais extremas e condições climáticas severas. Essas mudanças ameaçam diversos animais de extinção, afetando em demasia as espécies marinhas.

Baleia jubarte (Megaptera novaeangliae)
Foto: Luciano Cajaíba
Após anos de caça comercial, a população de baleias jubarte passou por um aumento significativo e contínuo, mostrando sinais de recuperação. Entretanto, o aquecimento global pode vir a ser um novo obstáculo para a vida desses mamíferos.
O risco maior para as gigantes ocorre devido ao aquecimento da água dos oceanos, que afeta as áreas de reprodução e alimentação, que quando combinado aos impactos de outras atividades humanas podem obrigar as jubartes a mudar sua rota migratória histórica.
Visto que, de acordo com um estudo nomeado “Projeções de alta resolução das temperaturas globais da superfície do mar revelam aquecimento crítico nas áreas de reprodução das baleias jubarte” (VON HAMMERSTEIN, H. et al. 2022), publicado na Frontiers in Marine Science, elas precisam de áreas de reprodução com temperaturas entre 21°C a 28°C, que são ideais para os filhotes, por possuírem menos gordura corporal que os adultos.
Ainda segundo o estudo citado, elaborado por estudantes de doutorado do Departamento de Geografia e Meio Ambiente de Manoa (EUA), na Universidade do Havaí, em colaboração com especialistas em baleias da universidade e da Fundação Baleias do Pacífico, trabalharam para projetar o aumento da temperatura da superfície do mar nas áreas de criação das baleias jubarte.
A pesquisa mostra que a emissão dos gases causadores do efeito estufa podem colocar diversos lugares de reprodução fora da temperatura de tolerância das jubartes. Já que em um cenário em que as emissões de combustíveis fósseis não são devidamente controladas, é previsto que 64% das áreas de criadouro no Hemisfério Norte e 69% das áreas ao sul da Linha do Equador terão temperaturas iguais ou acima de 27°C até o final do século (VON HAMMERSTEIN, H. et al. 2022).
Ainda não se sabe como as mudanças da rota poderão acontecer. Porém, a combinação das ameaças enfrentadas pelas jubartes - as atividades humanas e o aumento da temperatura nas áreas de reprodução e alimentação - torna os impactos potencialmente ainda mais graves.
--
Referências:
VON HAMMERSTEIN, H. Projeções de alta resolução das temperaturas globais da superfície do mar revelam aquecimento crítico nas áreas de reprodução das baleias jubarte. Frontiers in Marine Science, v. 9, 10 maio 2022. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/marine-science/articles/10.3389/fmars.2022.837772/full.
NATIONAL GEOGRAPHIC. Baleias jubarte enfrentam novas ameaças: as mudanças climáticas. 02 jul 2022. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/07/baleias-jubarte-enfrentam-novas-ameacas-as-mudancas-climaticas.
--
O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto o Canal em parceria com a Vale, patrocínio do Banestes e apoio da Prefeitrua de Vitória através da Secretaria de Meio Ambiente, Ufes e das agências parceiras do queroverbaleia.com.
Realização:
Instituto O Canal
Projeto Amigos da Jubarte
Jubarte.Lab
Projeto Golfinhos do Brasil
Parceria:
Vale
Patrocínio:
Banestes
Cesan
Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovacao de Vitoria - CDTIV
Agência Parceira:
AVES
Apoio:
SEBRAE
UFES
Prefeitura de Vitória
Secretaria Estadual de Turismo do Espírito Santo
Marinha do Brasil
Diretoria dos Portos e Costas
Compartilhe essa matéria com seus amigos!
Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:
Instagram: @amigosdajubarte
Facebook: Amigos da Jubarte
Youtube: Amigos da Jubarte
Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!




Comments