Clean UP Day!

Autor: Anna Flavia Sacchetto - Projeto Amigos da Jubarte


Neste sábado, 18 de Setembro aconteceu o Clean Up Day, um evento mundial que visa combater o problema global de resíduos sólidos, incluindo o problema dos detritos marinhos.


O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância de fazer o descarte correto dos resíduos gerados pelo consumo humano, que por muitas vezes acabam se tornando lixo e poluindo mares e rios.


O evento ocorre todo ano no mundo inteiro com ações de limpezas, nas praias, nas cidades, nos comércios e afins. E reúnem uma multidão de pessoas que se unem com um mesmo propósito.


A equipe do Projeto Amigos da Jubarte se dividiu para estar presente em várias ações que aconteciam ao mesmo tempo no estado do Espírito Santo.


Vitória


Em Vitória, o Projeto Amigos da Jubarte esteve presente junto à ação da Ilha do Frade. A Samifra (Associação dos Moradores Proprietários e Amigos da Ilha do Frade), junto aos moradores e convidados da Ilha do Frade se reuniram para participar da ação mundial do Clean Up Day, cerca de 150 colabores participaram da ação.


A programação estava recheada de atividades, com palestras de sensibilização ambiental, plantio de mudas participativo, aula de alongamento para os colaboradores e diversas atividades lúdicas para a criançada, além da presença ilustre da nossa querida Jujuba!



A ação contou ainda com circuito de limpeza das praias locais e resultou em um mosaico de lixo, feito com os resíduos recolhidos durante o evento. O animal escolhido foi a tartaruga-marinha, símbolo da APA Baía das Tartarugas da qual a Ilha do Frade faz parte.



Vila Velha


Em Vila Velha a ação aconteceu na Prainha, local muito conhecido pelos moradores do município. Contou com a presença de 200 voluntários para a limpeza de praia.


A programação contou com sensibilização ambiental, tenda de suporte com brindes para a população.



Foram recolhidos mais de uma tonelada de resíduos de plástico, ferro, alumínio, papel, tecido, entulhos, balão, guimbas de cigarro, copos descartáveis, Cd´s, e vidros. Com o material, os participantes da ação criaram um mosaico no formato de uma baleia jubarte adulta e um filhote.





Aracruz


Em Aracruz não foi diferente! Mais de 100 voluntários se reuniram na praia dos Coqueiros em Coqueiral de Aracruz para fazer a limpeza da praia.


Para iniciar as atividades com disposição, tiveram um aulão de funcional com o UP training e o Crowd Delas. A programação contou também com palestras de conservação e sensibilização ambiental, além de um bate papo super bacana sobre a década dos oceanos, e sorteio de brindes ao final da ação.




Foram recolhidos cerca de 320kg de lixo, que ao final se tornou um mosaico em formato de peixe.



Foi uma ação coletiva que gerou resultados significativos, e sensibilizou muita gente! Juntos por um planeta mais limpo! 😉







É possível salvarmos o nosso planeta, mas a mudança tem que começar agora!


Compartilhe essa matéria com seus amigos!


Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:

Instagram: @amigosdajubarte

Facebook: Amigos da Jubarte

Youtube: Amigos da Jubarte



Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2021, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.














37 views

Recent Posts

See All