top of page

Festival da Baleia: evento celebrará chegada das baleias-jubarte no litoral capixaba

Autor: Ana Clara Mardegan - Projeto Amigos da Jubarte





Além do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, o próximo 5 de junho marcará o cenário do turismo capixaba em 2022. Trata-se do ‘Festival da Baleia’, uma realização do Projeto Amigos da Jubarte (Instituto O Canal) que celebra o início da temporada de observação de baleias no Espírito Santo.


Depois de dois anos na modalidade online, o evento retorna ao formato presencial para sua 5ª edição. A celebração acontecerá no estacionamento do Shopping Vitória, das 17h às 23h, com atrações musicais, culturais e gastronômicas. A entrada é gratuita.



ATRAÇÕES

. Teremos o reggae do Macucos ( @macucosoficial );

. Xá da Índia ( @xadaindia_ ) com o melhor do tropical rock;

. Chorou Bebel (@chorou.bebel) e sua nova MPB autoral;

. Dj Zappie ( @djzappie.pimentel ) trazendo a kombi sonorizada @elzamachineakombi.






AÇÃO COLETIVA EM PROL DA VIDA MARINHA

Ainda no dia 5 de junho, como parte da celebração do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, o Projeto Amigos da Jubarte promoverá mais uma ‘Ação Coletiva em Prol da Vida Marinha’.


O evento acontecerá na Curva da Jurema, das 8h às 11h, e buscará sensibilizar as pessoas sobre a importância do consumo consciente e do descarte correto de resíduos sólidos por meio da limpeza da praia, de atividades de educação ambiental e de intervenções artísticas.


EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Em paralelo, acontece no segundo piso do Shopping Vitória em frente à C&A a exposição fotográfica "Entre Baleias e Golfinhos" que mostra a riqueza da incrível biodiversidade marinha presente no litoral capixaba. O público poderá conhecer a história do Projeto Amigos da Jubarte e interagir com imagens selecionadas através de QR code. A exposição ficará em cartaz de 05 a 30 de junho.


FESTIVAL DA BALEIA

Desde a primeira edição, em 2017, o ‘Festival da Baleia’ reúne artistas, ambientalistas, ONGs e toda a sociedade capixaba para prestigiar um dos maiores tesouros naturais do estado: as baleias-jubarte. O evento é uma ferramenta de sensibilização em prol da conservação da espécie e do ecossistema marinho.


O objetivo é destacar o potencial do turismo de observação de baleias no Espírito Santo, Estado que recebe a visita de mais de 20 mil baleias-jubarte todos os anos.


Sandro Firmino, coordenador do projeto, destaca a importância das baleias-jubarte para o contexto socioambiental capixaba: “Utilizamos a arte como ferramenta para sensibilizar pessoas. Elas (as baleias) são capixabas, pois nascem aqui. E nós, capixabas, precisamos cada vez mais nos apropriar desse bem natural que nos visita todos os anos para reproduzir e amamentar seus filhotes”.


SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO

Data: de 05 a 30 de junho

Local: Shopping Vitória, segundo piso

FESTIVAL DA BALEIA 2022

Data: 5 de junho (domingo)

Local: Estacionamento do Shopping Vitória

Horário de início: 17h

Atrações: DJ Zappie, Chorou Bebel, Xá da Índia e Macucos

Entrada franca

Classificação livre

PROGRAMAÇÃO:

17:00 – Abertura do Festival / DJ Zappie e Kombi Musical Elza

18:15 – Chorou Bebel

19:30 – Xá da Índia

21:00 – Macucos

23:00 – Final do evento


O Festival da Baleia tem apoio do Shopping Vitória, da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, Secretaria de Turismo e do Governo do Espírito Santo.


Compartilhe essa matéria com seus amigos!


Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:


Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:


Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2022, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal em parceria com a Vale, patrocínio do Banestes e apoio da UFES e da agência de turismo AVES.















bottom of page