top of page

Fim da Temporada: Um Adeus Temporário às Gigantes do Mar

Autor: Anna Flavia Sacchetto - Projeto Amigos da Jubarte


Foto: Beatriz Marins


Com o final da temporada turística de observação de baleias no Espírito Santo, chegou o momento de se despedir temporariamente desses majestosos seres que encantam moradores e visitantes a cada ano.


Durante os últimos meses, a costa de Vitória foi palco de um espetáculo impressionante protagonizado pelas baleias-jubarte, que migram para águas mais quentes em busca de acasalamento e reprodução. Milhares de turistas e entusiastas da vida marinha se reuniram ao longo do litoral para testemunhar de perto esse fenômeno da natureza.


Os passeios de barco proporcionaram experiências inesquecíveis, permitindo que as pessoas se aproximassem e admirassem essas gigantes gentis em seu habitat natural. A emoção de avistar uma baleia exibindo suas acrobacias aéreas é algo que ficará marcado na memória de todos aqueles que tiveram a oportunidade de participar.


No mês de novembro as jubartes iniciaram a jornada rumo a Antártica, de volta para suas áreas de alimentação. Esse ciclo migratório é parte fundamental do ciclo de vida desses animais e é crucial para sua sobrevivência.


A temporada deste ano deu o que falar, foram registrados muitas baleias com filhotes, tivemos um recorde de nascimentos. O jubarte.lab, hub científico do Projeto Amigos da Jubarte registrou 85 avistagens de filhotes no litoral capixaba. Esse número é sinônimo de alegria para nós do Projeto, quase o triplo do número de avistagens registrado na temporada de 2022, o que indica um aumento na taxa de natalidade da população.


Para Bruna Rezende, coordenadora turística do projeto, o turismo de observação de baleias é uma importante ferramenta de conservação, durante o percurso de oito horas, os pesquisadores têm a oportunidade de conscientizar os turistas, que voltam para casa sensibilizados com a causa ambiental em prol da baleia-jubarte e toda fauna marinha.


Embora as baleias-jubarte tenham partido por enquanto, o legado de admiração e respeito que deixaram, permanece. A temporada de observação pode ter chegado ao fim, mas o compromisso com a conservação marinha continua forte em todo o Brasil à medida que nos preparamos para receber novamente esses magníficos visitantes no próximo ano.



Compartilhe com os amigos e familiares.


Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:


Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:


Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2023, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal em parceria com a Vale, patrocínio do Banestes e apoio da UFES e da agência de turismo AVES.















40 views

Comentarios


bottom of page