top of page

Jornalistas da AFP visitam Vitória para acompanhar método pioneiro de pesquisa do Jubarte.lab

Autor: Anna Flavia Sacchetto - Projeto Amigos da Jubarte


Jornalistas estrangeiros, Florian Plaucheur e Carl de Souza, de uma das maiores agências de notícias do mundo, a Agência Francesa de Notícias (AFP), desembarcaram em Vitória para acompanhar os trabalhos científicos do Projeto Amigos da Jubarte e do hub científico Jubarte.Lab. O foco da cobertura é sobre o trabalho pioneiro no monitoramento de baleias e golfinhos realizado pelos capixabas em zonas portuárias para prevenir colisões entre grandes embarcações e os cetáceos presentes no estado do Espírito Santo.




O método científico desenvolvido e executado pelos pesquisadores do Jubarte.Lab tem conquistado atenção global. Reconhecido como único no mundo, o dronemonitoramento se tornou uma referência metodológica internacional, atraindo o interesse não apenas de cientistas, mas também de ambientalistas e defensores da vida marinha de todas as partes do mundo.



Durante sua estadia em Vitória, acompanhados pelos coordenadores do Projeto Amigos da Jubarte, Thiago Ferrari e Sandro Firmino, os jornalistas da AFP se envolveram ativamente em todas as frentes do projeto. Eles participaram de um embarque científico, acompanhando os pesquisadores em campo para coleta de dados, conheceram o método do dronemonitoramento, mapeamento acústico. Além de presenciar a interação entre baleias e golfinhos, mãe com filhote e demais espécies marinhas. Todos os momentos foram registrados.





Uma das imagens capturadas pelos jornalistas se destacou de forma notável. Uma foto de uma majestosa baleia-jubarte nadando ao lado de seu filhote, em um cenário que evidencia a grandiosidade da natureza, conquistou o 1º lugar como a melhor foto no jornal The Guardian Weekly. A imagem não apenas ressalta a beleza das baleias e sua importância na biodiversidade marinha, mas também ilustra o sucesso do trabalho empreendido pelo Projeto Amigos da Jubarte e Jubarte.Lab.



A presença da equipe da AFP em Vitória não só colocou os esforços dos pesquisadores capixabas sob os holofotes internacionais, mas também ressaltou a urgência de proteger e conservar os ecossistemas marinhos e suas incríveis criaturas. O reconhecimento global da abordagem inovadora do Jubarte.Lab e a disseminação dessas práticas exemplares oferecem uma esperança concreta para um futuro mais harmonioso entre as atividades humanas e a vida marinha.


Compartilhe com os amigos e familiares.


Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:


Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:


Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2023, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal em parceria com a Vale, patrocínio do Banestes e apoio da UFES e da agência de turismo AVES.















56 views

Comentários


bottom of page