top of page

JUBARTE.LAB TÁ ON!

Autor: Anna Flavia Sacchetto - Projeto Amigos da Jubarte


O Jubarte.Lab é uma plataforma de pesquisa criada pelo Projeto Amigos da Jubarte com o objetivo de realizar pesquisa científica, desenvolvimento da educação ambiental, fomento da atividade turística e monitoramento da observação de baleias.




O estudo da conservação, a implementação da educação ambiental e a pesquisa da ecologia das baleias-jubarte foram iniciados para possibilitar o ordenamento integrado do desenvolvimento socioeconômico e educacional do uso não letal dos cetáceos no Espírito Santo, área de reocupação da população, sendo muito importante para a geração de conhecimento e definição de ferramentas para a gestão e monitoramento dessas atividades, buscando manter a sustentabilidade do ecoturismo com cetáceos e identificar interação com outras atividades humanas.


A equipe de pesquisadores do Projeto Amigos da Jubarte/Jubarte.Lab produz pesquisa em campo desde 2016, monitorando os cetáceos, ou seja, as baleias e golfinhos do litoral capixaba.


E agora em outubro, apesar da temporada turística estar acabando, nós continuaremos com a pesquisa nos municípios de Serra, Vitória, Vila Velha e Guarapari, no Espírito Santo.




O Estado possui um robusto complexo portuário e nossa equipe é especialista na avaliação da interação entre esses mamíferos marinhos e as atividades portuárias. O objetivo é, de fato, pesquisar através do dronemonitoramento e a coleta de dados acústicos para entender essas interações, e criar métodos para mitigar os impactos sob essas espécies.





O conhecimento de toda biologia que envolve os cetáceos é de suma importância para que possamos discutir e melhorar cada vez mais as estratégias de conservação das espécies. Todo esse esforço de pesquisa ajuda na conservação das baleias e golfinhos de todo o litoral capixaba.






Compartilhe essa matéria com seus amigos!


Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:


Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:


Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2023, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal em parceria com a Vale, patrocínio do Banestes e apoio da UFES e da agência de turismo AVES.















bottom of page