top of page

Na mídia: Projeto Amigos da Jubarte defende a conservação dos golfinhos em reportagem do Bom Dia ES

Autor: Ana Clara Mardegan - Projeto Amigos da Jubarte


Na última semana, as redes sociais se revoltaram com um triste caso de negligência à vida marinha. Um grupo de remadores de canoa havaiana encontrou um boto-cinza (Sotalia guianensis) morto nas águas da APA Baía das Tartarugas, em Vitória. Os praticantes contactaram o CTA - Serviços em Meio Ambiente e registraram ocorrência com o Programa de Monitoramento de Praias (PMP-ES).


O caso foi noticiado pelo Bom Dia ES em reportagem sobre o reforço na fiscalização marinha para salvar os golfinhos do Espírito Santo. A equipe do Projeto Amigos da Jubarte, representado por Thiago Ferrari e Sandro Firmino, ambos do Instituto O Canal, marcaram presença na matéria, saindo em defesa dos golfinhos e da conservação do ambiente marinho.


Confira na íntegra: clique aqui


O vídeo destaca o Projeto Golfinhos do Brasil, uma co-realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios focado na conservação dos golfinhos que residem nas águas capixabas. A iniciativa faz parte do Projeto Amigos da Jubarte, mas vem se destacando pela criação de uma nova rota turística dedicada exclusivamente aos golfinhos no litoral capixaba.


O objetivo é colocar os holofotes sobre os golfinhos, aves costeiras / oceânicas e no mergulho recreativo na APA Baía das Tartarugas. A Unidade de Conservação é uma das maiores riquezas naturais de Vitória, compreendendo o final da Orla de Camburi até a Terceira Ponte, onde os golfinhos são vistos com frequência.


PROBLEMÁTICA

As redes de pesca acabam atingindo os golfinhos mesmo quando não são alvo dos pescadores. Ao lado da poluição marinha, o problema se destaca como uma das principais ameaças aos golfinhos que nascem, se alimentam, se reproduzem e vivem nas regiões costeiras do Espírito Santo.


Na ação de fiscalização retratada na reportagem, o Secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio José Foeger, revela que, apenas em 2021, foram retirados quase sete quilômetros de redes das águas capixabas.


A Prefeitura de Vitória possui uma equipe especializada na fiscalização ambiental embarcada para combater a pesca ilegal, que abrange o uso de redes de espera e de arrasto. A PMV atua em parceria com o Batalhão Militar da Polícia Ambiental, IBAMA e outros órgãos ambientais.


Encontrou um animal silvestre precisando de resgate?

Seguem abaixo algumas alternativas de ajuda:


Prefeitura de Vitória

(27) 99724-2788


Prefeitura de Vila Velha

Ouvidoria 162


Prefeitura de Cariacica

(27) 3354-5403

Ouvidoria 162

Zoonoses: (27) 3346-6518


Prefeitura da Serra

(27) 99951-2321

0800-283-9780


Compartilhe essa matéria com seus amigos!


Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:


Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:


Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2022, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.














bottom of page