top of page

Niterói-RJ agora é uma cidade Amiga das Jubartes

Autor: Anna Flavia Sacchetto - Projeto Amigos da Jubarte


Em agosto deste ano o Projeto Amigos da Jubarte/Jubarte.Lab e a cidade de Niterói deram um importante passo pela conservação das baleias-jubarte e o desenvolvimento sustentável.


Niterói possui uma biodiversidade incrível capaz de sustentar ações socioambientais que geram emprego e renda sob a ótica de uma indústria limpa, com a possibilidade de se tornar um hotspot do ecoturismo responsável.


Através da pesquisa científica, fomento ao turismo e trabalhos de educação ambiental, Niterói larga na frente em terras cariocas no ordenamento de observação de baleias, e pode contribuir de forma substancial para o desenvolvimento econômico sustentável do Estado do Rio de Janeiro.


Um convênio técnico foi firmado com a Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Empresa de Turismo e Lazer (Neltur), para desenvolver o estudo da viabilidade de implementação da observação turística da vida marinha no município carioca através de expedições científicas avaliativas. O acordo também prevê mapear, capacitar, desenvolver ações e monitorar iniciativas locais que atuam nas áreas de Meio Ambiente, Turismo e Educação.



Estiveram presentes no ato da assinatura os diretores do Instituto O Canal e coordenadores do Projeto Thiago Ferrari e Sandro Firmino, o prefeito Axel Grael, presidente da NELTUR Paulo Novaes, diretor de turismo da NELTUR André Bento, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação Valéria Braga, Amanda Jevaux e o presidente do Conselho de Turismo de Niterói.


PESQUISA

As pesquisas e estudo em campo para a viabilidade de implementação e ordenamento do turismo de observação da fauna marinha no município já iniciaram, os primeiros cruzeiros avaliativos do Projeto Amigos da Jubarte/Jubarte.Lab foram realizados com sucesso, em embarques saindo do píer dos Pescadores, região de Jurujuba em Niterói-RJ. Até o momento já foram realizados três cruzeiros avaliativos.



Baleias Jubartes e Francas, golfinhos e outros animais marinhos foram registrados. Muitas aves pelágicas e costeiras também foram mapeadas confirmando a grande biodiversidade da região, comprovando o alto potencial para realizar atividades de "Bird Watching" ou observação natural de aves, além da observação de tartarugas, golfinhos e claro, as incríveis baleias-jubarte!



Os estudos ainda acontecerão por um tempo, mas já podemos dizer que Niterói deu um importante passo na consolidação do ecoturismo sustentável integrado com pesquisa científica e educação ambiental.



Compartilhe essa matéria com seus amigos!


Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:


Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:


Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2022, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal em parceria com a Vale, patrocínio do Banestes e apoio da UFES e da agência de turismo AVES.















bottom of page