top of page

Participe do Clean Up Day na Praia de Santa Cruz junto com o Amigos da Jubarte

Autor: Anna Flavia Sacchetto - Projeto Amigos da Jubarte



O Dia Mundial da Limpeza, liderado pelo movimento Let´s Do It World, o World Cleanup Day está unindo 197 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em apenas um dia. O movimento começou na Estônia em 2008 como uma iniciativa para limpar todo o país em cinco horas. A simplicidade da ideia e a atitude de “Vamos fazer isso” reuniram 50.000 pessoas naquele dia.

O "Clean Up Day", ou Dia Mundial da Limpeza , é um evento dedicado à limpeza e preservação do meio ambiente no mundo todo. O objetivo principal do Clean Up Day é promover a conscientização sobre a importância de manter o ambiente limpo e saudável, além de contribuir para a preservação da natureza e a proteção da vida selvagem. Esse tipo de evento também busca inspirar a mudança de comportamento e o estabelecimento de práticas mais sustentáveis na comunidade. No dia 16 de setembro de 2023, o Dia Mundial da Limpeza acontecerá pela 6ª vez. Mais uma vez, espera-se que seja a maior ação cívica em tempos de paz, envolvendo milhões de voluntários em todo o mundo. Desde 2018, 71,4 milhões de pessoas em todo o mundo saíram em um dia para limpar suas comunidades. Vamos aumentar muito mais este ano!


No Brasil, a ação é liderada pela parceria entre o Instituto Limpa Brasil – Let’s do It! e a Teoria Verde.


Esse ano o Projeto Amigos da Jubarte escolheu por participar da Ação dentro da APA Costa das Algas, uma importante Unidade de Conservação Capixaba. Queremos utilizar esse dia emblemático e simbólico para unir os usuários do território das Unidades de Conservação (RDS Municipal Piraquê-Açu e Piraquê- Mirim, APA Costa das Algas e Refúgio de Vida Silvestre de Santa Cruz) e fazer um dia lindo de muita troca de conhecimento e confraternização! Convidamos você e sua família a se juntarem a nós para o Clean Up Day, o Dia Mundial da Limpeza. Este evento especial acontecerá na bela Praia de Santa Cruz, em Aracruz, e oferece uma oportunidade única de fazer a diferença em nosso ambiente marinho.

Um dos objetivos do evento é gerar o mínimo de resíduos possíveis. Logo, não será permitido o uso de copos descartáveis e similares, por favor, levem seus copos, garrafinhas e canecas.


O que esperar:

  • Limpeza de Praia: Junte-se a nós para limpar e restaurar a beleza natural da Praia de Santa Cruz. Cada pedaço de lixo coletado contribui para a preservação dos ecossistemas costeiros e a segurança dos animais marinhos.

  • Artesanato e Educação Ambiental: Durante o evento, especialistas do Projeto Amigos da Jubarte, do ICMBio e demais projetos parceiros, estarão disponíveis para compartilhar informações valiosas sobre a importância da conservação marinha e a necessidade de reduzir o uso de plásticos descartáveis.

  • Apresentação do Blocongo e construção de mosaico com resíduos coletados.




Este evento é perfeito para todas as idades, e é uma ótima maneira de envolver toda a família em ações concretas para cuidar do nosso ambiente. Juntos, podemos criar um futuro mais limpo e sustentável para as gerações futuras.


Marque no calendário: Dia 16 de setembro, das 08h às 12h, na Praia de Santa Cruz, em Aracruz. Sua presença e apoio são essenciais para o sucesso desta iniciativa de conservação. Venha fazer parte deste movimento global pela limpeza dos oceanos e pela preservação dos mamíferos marinhos.


Contamos com você!


Compartilhe com os amigos e familiares.


Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:


Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:


Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2023, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal em parceria com a Vale, patrocínio do Banestes e apoio da UFES e da agência de turismo AVES.















29 views

Comments


bottom of page