top of page

Praia Limpa Costa Bela: voluntários recolhem quase meia tonelada de lixo

Autor: Anna Flavia Sacchetto - Projeto Amigos da Jubarte



Costa Bela testemunhou um esforço conjunto notável neste fim de semana, quando mais de 200 voluntários se reuniram para participar de uma atividade de limpeza de praia. A iniciativa, organizada pela Associação de Moradores de Costa Bela em parceria com o Projeto Amigos da Jubarte, IPRAM, Corpo de Bombeiros, Ibraff, Capitania dos Portos, Prefeitura da Serra, Suzano, ICMBio e demais entidades da região, visava não apenas limpar a praia, mas também aumentar a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.


Além da presença marcante dos voluntários, a atividade contou com uma série de intervenções artísticas e educacionais. O IPRAM marcou presença com a exposição de animais marinhos e ainda teve a mascote Jujuba do Projeto Amigos da Jubarte, encantando adultos e crianças com sua alegria contagiante e seu compromisso com a conservação marinha.


Durante a limpeza, os voluntários recolheram impressionantes 450kg de lixo das areias da praia. Entre os resíduos coletados estavam plásticos, fraldas descartáveis, pneus e até mesmo colchões. É preocupante ver a quantidade e diversidade de lixo encontrada em nossas praias.



Esta não foi a primeira vez que uma ação de limpeza foi realizada em Costa Bela. Em 2023, a primeira edição da atividade resultou na coleta de 316kg de lixo. Infelizmente, neste ano, a quantidade de lixo recolhida aumentou, o que destaca a urgência de abordar questões relacionadas à poluição e descarte inadequado de resíduos.


No entanto, apesar dos desafios, a sensação de dever cumprido foi palpável entre os participantes. Ao final da limpeza, os voluntários se uniram para criar um grande mosaico no formato de um golfinho, utilizando os resíduos coletados. Este gesto simbólico não apenas destacou a magnitude do problema da poluição, mas também inspirou esperança e renovação, mostrando que juntos podemos fazer a diferença para um futuro mais limpo e sustentável.


Compartilhe com os amigos e familiares.


Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:


Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:


Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2024, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal em parceria com a Vale, patrocínio do Banestes e apoio da UFES e da agência de turismo AVES.















107 views

Comments


bottom of page