top of page

Ação do Praia Limpa na Praia de Costa Bela

Autor: Anna Flavia Sacchetto - Projeto Amigos da Jubarte



No primeiro sábado (04) de março, o Projeto Amigos da Jubarte participou da ação ambiental Praia Limpa em prol da vida marinha, na Praia de Costa na Serra.


A ação contou com órgãos ambientais, ongs e mais de 200 voluntários, uma manhã repleta de aprendizado com palestras, oficinas, tour infantil na restinga e no manguezal, e intervenção artística com intuito de sensibilizar a população local sobre os impactos que o lixo tem na sociedade e principalmente no ecossistema marinho.



O local escolhido foi a praia de costa bela, próximo a APA Costa das Algas. A APA Costa das Algas é uma unidade de conservação da categoria de unidades de Uso Sustentável, ou seja, tem como objetivo básico compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais. A costa central do Espírito Santo apresenta um mosaico de ecossistemas único no Brasil, formado por recifes e costões rochosos de couraças lateríticas, além de importantes sistemas pluviais e estuarinos. Extensos manguezais são encontrados não somente nos estuários, mas também ao longo de praias e costões de lateritas.


Este belo local foi cenário de uma triste acontecimento, uma orca foi encontrada encalhada na praia, o Instituto Orca foi responsável por recolher e fazer a necrópsia do cetáceo, foi encontrado uma diversidade de plástico em seu interior resultando na morte do animal.


A ação ainda salientou a importância do ecossistema marinho e toda sua biodiversidade, conectando ainda todo o entorno da praia, a importância dos ecossistemas de manguezal e restinga.





Ao todo 300 kg de lixo foram recolhidos na limpeza de praia que deu forma a um lindo mosaico de tartaruga-marinha, ao final a mascote do Projeto Amigos da Jubarte, Jujuba, chegou para passar uma mensagem de sensibilização para a população.


O evento contou com apoio da Prefeitura da Serra, do IPRAM – Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ibraff (Instituto Brasileira de Fauna e Flora), do Projeto Tamar, do Amigos da Jubarte, da Beach Clean, da Associação de Moradores de Costa Bela e da Aderes.





Compartilhe com os amigos e familiares.


Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:


Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:


Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2023, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal em parceria com a Vale, patrocínio do Banestes e apoio da UFES e da agência de turismo AVES.















40 views
bottom of page