Projeto Amigos da Jubarte realizará capacitação sobre turismo de observação de baleias no ES

Autor: Ana Clara Mardegan - Projeto Amigos da Jubarte


A semana do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, celebrado em junho, marcará a realização do evento que representa um dos maiores objetivos do Projeto Amigos da Jubarte: o ordenamento do turismo de observação de baleias.


Todos os anos, o Instituto O Canal, através dos pesquisadores do Jubarte.Lab e convidados, realiza no ínicio da temporada reprodutiva das baleias-jubarte no ES a capacitação de agentes da cadeia produtiva do turismo regional com o objetivo de informar e treinar os participantes a respeito das normas de avistamento de cetáceos vigentes no Brasil, ecologia e biologia dos animais da fauna marinha capixaba, segurança no mar, turismo sustentável e a observação de fauna como ferramenta de conservação dentre outros temas pertinentes à esse tipo de atividade ecoturística.



Em 2022, o evento será realizado no dia 10 de junho, no auditório do SEBRAE em Vitória-ES, com horário previsto para acontecer das 17h às 21h. O evento é gratuito com vagas limitadas.



A capacitação é destinada a guias e agentes de turismo, empresários, donos de embarcações, gestores públicos, estudantes de oceanografia, biologia, medicina veterinária e turismo; ambientalistas e amantes da vida marinha; praticantes de canoa havaiana, nadadores, surfistas e outros esportistas; membros de ONGs e projetos socioambientais; educadores, professores e pedagogos.


A iniciativa dialoga com os valores do projeto em prol da educação ambiental, da capacitação técnica e do fomento ao ecoturismo ordenado e sustentável.


INSCRIÇÕES

As inscrições do evento são gratuitas e limitadas e poderão ser feitas clicando no link: Formulário de Inscrição

As inscrições online serão automaticamente encerradas quando o número de confirmações atingirem 100 vagas.


PALESTRANTES


Gustavo Pinto, mestre em turismo responsável pela Manchester Metropolitan University (Reino Unido), abordará conceitos do turismo responsável e os impactos ambientais e socioeconômicos no contexto urbano. O empreendedor ainda apresentará exemplos de sucesso na implementação da observação de fauna como ferramenta sensibilizadora no Brasil e no mundo.


Marianne de Oliveira, empreendedora social e fundadora da Vivejar, operadora brasileira focada em experiências turísticas transformadoras e responsáveis, falará sobre a transformação de cidades em lugares melhores para se viver e visitar por meio do turismo responsável


Fábia Luna, oceanógrafa, bióloga marinha e analista ambiental, atualmente é coordenadora geral do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) vinculado ao Instituto Chico Mendes da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (ICMBio/MMA), discutirá detalhes sobre a legislação de proteção aos cetáceos aliado ao turismo sustentável e responsável.


SERVIÇO

17:00 - Credenciamento

17:30 - Abertura Solene

18:00 - Apresentação Amigos da Jubarte

18:20 - Painel: “Turismo Responsável: Conceitos e Práticas no Brasil” (Marianne de Oliveira e Gustavo Pinto)

19:30 - Coffee Brake

19:50 - Palestra Magna: “Legislação de Proteção aos Cetáceos: Boas Práticas na Observação de Baleias e Golfinhos” (Dr. Fábia Luna)

21:00 - Certificação e Encerramento

LOCAL: Auditório do SEBRAE - Endereço: R. Belmiro Rodrigues da Silva, 170 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-435


Inscrições on-line: clique aqui


Para mais informações:

amigosdajubarte.com.br / queroverbaleia.com

Email: Institutoocanal@gmail.com


*Contato para informações sobre inscrições:

(27) 99928 3107 - Ester Villela


*Contato para entrevista:

(27) 99986 4177- Thiago Ferrari

(27) 99909 7748 - Sandro Firmino



Compartilhe essa matéria com seus amigos!


Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:

Instagram: @amigosdajubarte

Facebook: Amigos da Jubarte

Youtube: Amigos da Jubarte


Siga também o Projeto Golfinhos do Brasil:

Instagram: @golfinhosdobrasil


Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2022, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


O Projeto Amigos da Jubarte é uma realização do Instituto O Canal em parceria com a Vale, patrocínio do Banestes e apoio da UFES e da agência de turismo AVES.















280 views