top of page

Projeto Golfinhos do Brasil convida esportistas para monitoramento de golfinhos em Vitória

Autor: Ana Clara Mardegan - Projeto Amigos da Jubarte


Onde vivem os golfinhos do Espírito Santo? Essa foi a pergunta que motivou os pesquisadores do Projeto Amigos da Jubarte / Golfinhos do Brasil a desbravarem as águas capixabas atrás de mais informações sobre estes simpáticos cetáceos. Este ano, pessoas comuns poderão contribuir com dados para o novo monitoramento da espécie realizado na região.



Os golfinhos são figurinhas carimbadas no turismo de observação de baleias - ambas as espécies já foram avistadas nadando lado a lado em algumas expedições com turistas sortudos. Agora, o objetivo é mapear e compreender como estes animais exploram seu habitat na costa capixaba.



Para isso, o projeto aposta na ciência cidadã, prática em que pessoas comuns ajudam cientistas e pesquisadores na coleta de dados voltados à pesquisa científica. A metodologia promove a integração do público na gestão ambiental, na produção de conhecimento e, consequentemente, no carinho pelo meio ambiente. Afinal, as pessoas só protegem o que sabem que existe.


A iniciativa será realizada pelo Jubarte.Lab, plataforma de pesquisa que fomenta a pesquisa científica, atividades turísticas, ações de educação ambiental e o monitoramento das baleias-jubarte - e, agora, golfinhos - em Vitória/ES.


COMO CONTRIBUIR?

A princípio, os convidados para colaborar no monitoramento são os praticantes de canoa havaiana. O esporte cultiva um grande vínculo com o mar, facilitando a identificação dos animais durante as práticas diárias dos esportistas, além de torná-los atores da conservação dos oceanos no cenário capixaba. A proposta foi direcionada aos esportistas pelo maior contato com os golfinhos, mas é aberta a toda a população que queira contribuir com a iniciativa.


Para registrar a participação, basta entrar em contato com o oceanógrafo Luan Amaral para envio dos mapas onde serão identificados a área e o horário de avistamento dos golfinhos. O importante é colocar uma estimativa de quando e onde os animais foram avistados.



O monitoramento também receberá fotos e vídeos dos animais, e convida todos que tiverem registros para compartilhá-los com os pesquisadores do projeto.


Não esqueça de mandar seu nome, e-mail, contato e grupo de canoagem ou grupo turístico que participa.

Contato: (27) 99724-9345 - Luan Amaral, oceanógrafo do Projeto Golfinhos do Brasil.




Compartilhe essa matéria com seus amigos!


Siga o Projeto Amigos da Jubarte em nossas redes sociais:



Para receber atualizações do Projeto Amigos da Jubarte por e-mail, se inscreva em nosso site!


--

Para aqueles que tem interesse em ver as baleias em Vitória - Espírito Santo em 2022, é só entrar no site do Projeto Amigos da Jubarte pelo link: www.queroverbaleia.com


Os Projetos Amigos da Jubarte, Jubarte.Lab e Golfinhos do Brasil são de realização do Instituto O Canal e Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e o apoio nessa atividade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Lar Mar.














bottom of page